Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Turismo, rumo a Sustentabilidade


A difusão da idéia de desenvolvimento sustentável repercutiu de várias maneiras entre os diversos agentes interessados em crescimento econômico no mundo. O turismo é uma das atividades econômicas visivelmente influenciadas pela tentativa de elaboração de novos parâmetros que conceitualizem desenvolvimento como um processo "ecologicamente viável e socialmente justo, em termos das gerações presentes e futuras" (Almeida Júnior, 1993: 43). Assim, tornaram-se comuns expressões como "turismo ecológico" ou "ecoturismo", correspondentes a um segmento promissor de uma das indústrias mais dinâmicas da economia mundial, numa era em que as mudanças para uma economia com ênfase no consumo e no lazer fazem com que o setor de serviços experimente um crescimento inusitado.

Para muitos, trata-se de um novo momento da história capitalista, com novas ideologias, agentes, padrões de distribuição dos fatores de produção e formas de sociabilidade. Modificam-se as relações entre os setores de ponta da economia. As chamadas indústrias limpas, baseadas em grande concentração de conhecimento técnico científico e emblematicamente representadas pela eletrônica, informática e biotecnologia tomam o lugar clássico ocupado pela metalurgia e a tecelagem, tipicamente associadas a padrões de produção altamente poluentes, de exploração intensiva e predatória de recursos naturais. Por esta via, a equação pesquisa-desenvolvimento torna-se ainda mais estratégica para a eficácia tecnológica e econômica.

Neste período de transição, o ambientalismo - ideologia política que remonta ao século XIX - ganha espaço enquanto interlocutor dos diversos agentes formadores do campo político da discussão sobre desenvolvimento, estimula a criação de novos produtos, mercados e estilos de desenvolvimento mais condizentes com as novas dinâmicas e relações de hegemonia internas ao capitalismo, e também possibilita a redefinição de modelos de produção de atividades econômicas tradicionais. Desenvolvimento sustentável é a matriz capacitadora da nova coalisão de atores (Ribeiro, 1991).

fonte: http://vsites.unb.br/ics/dan/Serie171empdf.pdf

Um comentário:

  1. cara vc poderia postar novamente o texo sobre Bonito, sou de MS e estou fazendo um trabalho sobre a cidade.

    ResponderExcluir